Troca de saberes para melhorar a qualidade de vida

Dia de campo possibilita troca de experiências entre agricultores e estudantes da Casa Familiar Rural de Senador José Porfírio. 

O agrônomo Bruno ensinando a preparar adubo orgânicoNos dias 23 e 24 de junho agricultores beneficiados pelo Projeto Assentamentos sustentáveis na Amazônia – PAS, participaram de dois dias de campo sobre horticultura e cultivo de açaí, organizado pela Casa Familiar Rural (CFR) de Senador José Porfírio – Pará, em parceria com o IPAM. Durante os dois dias os estudantes da CFR apresentaram a parte teórica das duas atividades produtivas e a equipe do IPAM expôs a parte prática das atividades, como preparo do solo para cultivo de hortaliças e açaí. Para este processo foi enfatizado a importância do uso de adubos orgânicos, fertilizantes e defensivos naturais para o controle de pragas e doenças nas hortaliças.

As atividades foram realizadas na propriedade do agricultor Sandoval Pinto Caetano, pois, ele possui uma horta e fornece verduras para supermercados da cidade. Como atividade prática do dia de campo de horticultura, os estudantes ajudaram a reativar alguns canteiros da horta do senhor Sandoval, que não estavam mais sendo usados. O agricultor ressaltou a importância do dia de campo.

Agricultor Sandoval Pinto Caetano propritário da horta

“A horta significa um ramo de vida para mim, porque vem ajudando no dia-a-dia com a alimentação da 

minha família e também ajuda a ter uma renda extra, e com a ajuda dos técnicos do IPAM já tenho conseguido melhorar a minha produção. Então quando acontece um dia como esses a gente fica satisfeito, porque é uma forma de aprendermos mais e colocar em prática na nossa propriedade“.

Para a coordenadora da CFR, Francisca Silva “participar desse dia de campo foi muito importante porque esse é o momento em que os alunos trocam experiências como também adquire conhecimento e eles colocam na prática o que aprendem em sala de aula, também é importante para mostrarmos para a comunidade que a CFR está fazendo o seu papel de formar futuros profissionais qualificados para o trabalho para contribuir com a comunidade”.

Estudantes trabalhando na reativação dos canteiros que nao estavam sendo usados pelo senhor Sandoval

O presidente da Associação dos Agricultores Familiares do

Canoé e Cutião – AGRIFCC, senhor Antônio José Gomes, disse que ver os alunos da CFR em um dia de campo como esse é muito gratificante, pois, é sinal de que o esforço de várias organizações valeu a pena.

“Para nós, isso é fruto de toda uma história de um grupo colegiado conjunto que envolve tudo isso, desde a FVPP, FETAGRI, IPAM e STTR’s de Anapu, Senador José Porfirio e Pacajá, que lutaram juntos para que se consolidasse o sonho de ter a CFR em Senador. E hoje ver esse grupo de alunos participando desses dias de campo, nos traz uma grande satisfação. Para nós, esses dias foram muito construtivos”.

 

 

Tags:

Nenhum comentário.

Deixe um comentário