Revista Época divulga especial sobre a Amazônia

reivencao da amazoniaA revista Época divulgou no mês de abril um especial sobre a Amazônia. A reportagem intitulada ‘A reinvenção da Amazônia’, mostra algumas experiências que podem mudar a imagem de uma Amazônia devastada pelo desmatamento ilegal, ocupações irregulares, pecuária clandestina, trabalho escravo, conflito de terra e desperdício de riquezas naturais.

De acordo com a reportagem, reinventar a região significa criar atividades econômicas ecologicamente saudáveis, socialmente corretas e economicamente inteligentes. Para confirmar a informação, o especial apresenta diversas iniciativas que conseguem apontar saídas para o desenvolvimento sustentável da região, que vai refletir não só na qualidade de vida da população, mas também na diminuição do desmatamento.

O IPAM acompanhou a visita da equipe de reportagem em dois assentamentos beneficiários do Projeto Assentamentos Sustentáveis na Amazônia (PAS), realizado em parceria entre o IPAM, Incra e a Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP). Através desse projeto, cerca de 2.700 famílias de agricultores recebem assistência técnica, pagamento por serviços ambientais e infraestrutura. “Esse ainda é um número pequeno se compararmos com a totalidade dos assentados na Amazônia, mas é um começo, servindo de modelo para políticas públicas”, destaca a reportagem.

Osvaldo Stella Martins, Diretor do IPAM responsável pelo projeto, resumiu o que se espera de um assentamento hoje: “O assentamento sustentável é aquele que promove os serviços ambientais e gera renda e riqueza para o assentado.”

Além da revista impressa, o conteúdo completo pode ser visto em formato inovador multimídia: o Conexão Amazônia.

 

Marcela Bandeira/IPAM

Tags:

Nenhum comentário.

Deixe um comentário