Parcerias

Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica,  não-governamental e sem ­ fins lucrativos que há 20 anos trabalha por um desenvolvimento sustentável da Amazônia que seja pautado pelo crescimento econômico, pela justiça social e pela proteção da integridade funcional dos ecossistemas da região.  Saiba mais sobre o IPAM no site www.ipam.org.br. 

 

Fundação Vilogo fvppver Produzir e Preservar  é uma organização sem fins lucrativos, situada na Região da Transamazônica, com sede no município de Altamira, Oeste do Estado do Pará. A FVPP foi fundada em 1991 por iniciativa de organizações camponesasmovimentos pastorais e populares urbanos e de educadores da Rodovia Transamazônica e do Rio Xingu, e desde a sua fundação, se mantém articulada com os movimentos mais avançados da Amazônia e do país, na proposição e execução de projetos identificados com uma visão sustentável de desenvolvimento.  Saiba mais sobre a FVPP  no site www.fvpp.org.br.

INCRA-logoO Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é uma autarquia federal criada pelo Decreto nº 1.110, de 9 de julho de 1970, com a missão prioritária de realizar a reforma agrária, manter o cadastro nacional de imóveis rurais e administrar as terras públicas da União.  Saiba mais sobre o Incra no site www.incra.gov.br.

 

Parcerias Locais:

CFRs (Casas Familiares Rurais– Integram o Projeto de Consolidação da Produção Familiar e Contenção dos Desmatamentos na Transamazônica e Xingu. As CFRs estão em curso desde outubro de 1995 e são coordenadas pela Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), em parceria com o BNDES, Governo do Estado do Pará, Prefeituras Municipais e Movimentos Sociais Organizados. A Casa Familiar Rural é uma associação educativa de ensino visando uma educação personalizada e uma formação integral, a partir da realidade agrícola da própria família, por meio de práticas direcionadas para o desenvolvimento rural socialmente justo, econômica e ecologicamente sustentável

ALTAMIRA

Anexo 9 sttr de Pacajá Anexo 8 STTR Anapu Anexo 10 sttr de senador

Sindicatos dos trabalhadores Rurais de Anapu, Pacajá e Senador José Porfírio

Anexo 11 - casa familiarCasas Familiares de Anapu, Pacajá e Senador José Porfírio

FETAGRIFetagri Transamazônica

Anexo 12 - brasao_pacaja Anexo 13 - Brasao Prefeitura Senador José Porfírio (1) Anexo 11 - Brasao Prefeitura Anapu Prefeituras Municipais de Anapu, Pacajá e Senador José Porfírio

Anexo 14 - AGRIFCC AGRIFCC  (Associação dos Agricultores Familiares do Canoé e Cutião)

ASCRAN  (Associação Comunitária Rural Anapuense)

CIDS – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Transamazônica e Xingu – Arranjo institucional estabelecido na região, envolvendo os municípios de Altamira, Brasil Novo, Anapu, Senador José Porfírio e Vitório do Xingu com atuação estratégica na promoção de um novo modelo de desenvolvimento rural para a região que concilie conservação dos recursos naturais e serviços ambientais e melhoria da qualidade de vida da população.

ITAITUBA

Anexo 1 - ADESAF ADESAF  (Associação de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Assentamento Cristalino II)

APRUC II (Associação dos Pequenos e Médios Produtores Rurais do Cristalino II)

Associação de Agricultores Familiares da Comunidade Santa Inez PA Cristalino II – Associação Santa Inez

Anexo 2 -SINTTRAF SINTTRAF Alto Tapajós (Sindicato de trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar do Alto Tapajós)

 Anexo 3 - STTR Itaituba STTR – ITAITUBA  (Sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais de Itaituba)

STTR – AVEIRO (Sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais de Aveiro)

 Anexo 5 - fetagri

FETAGRI PA- Regional Alto Tapajós e Br 163 (Federação dos Trabalhadores e trabalhadoras na agricultura do estado do Pará)

Anexo 6 -CODETER CODETER BR 163 (Colegiado de desenvolvimento territorial da BR 163)

SANTARÉM

STTR de Belterra  STTR Belterrra (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Belterra)

Anexo 7 - CAAREAPA CAAREAPA (Central das Associações dos Assentados de Reforma Agrária do Estado do Pará) Organização representativa do PA Moju, um dos assentamentos contemplados pela proposta, responsável pela articulação das 16 associações que representam os moradores do local.

STTR STM STTR Santarém (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém)