IPAM participa de reunião do Projeto de Fortalecimento da Associação Comunitária Rural Anapuense (ASCRAN)

funcionarios do IPAM e associados no local onde será construido o barracão da associação

No final de fevereiro a ASCRAN realizou reunião com mais de 30 sócios para tratar do projeto Fortalecimento da Associação Comunitária Rural Anapuense no Pará. Este projeto foi aprovado junto ao Fundo Dema e tem como objetivo principal fortalecer a associação através da construção de um espaço físico para a realização de reuniões e eventos comunitários, bem como da capacitação dos associados em temas ligados ao associativismo e cooperativismo.

Uma das atividades previstas era uma reunião inicial para diagnosticar a situação da ASCRAN no começo das atividades do projeto e desenvolver o planejamento das atividades de 2015. Entre as metas do projeto para este ano, estão previstas a construção de um barracão comunitário, que será construído através de mutirões comunitários, e capacitações para os associados.

A participação do IPAM na reunião ocorreu no âmbito do Projeto Assentamentos Sustentáveis da Amazônia (PAS), já que um dos objetivos do PAS é apoiar organizações sociais que atuam nos assentamentos rurais. A ASCRAN é uma associação formada por produtores e produtoras rurais que vivem na Vicinal KM 338, no PA Bom Jardim, município de Pacajá, Estado do Pará. O PA Bom Jardim é um dos assentamentos envolvidos no projeto PAS.

essa foto é da reuniao

O presidente da ASCRAN, Sr. Genivaldo Araújo, ressaltou a importância das parcerias construídas ao longo da execução do PAS uma vez que segundo ele “as associações de produtores rurais não são reconhecidas como instituição por parte do governo, prefeituras e secretarias, sendo este um grande problema enfrentado por estas organizações”. Ele também destacou que o apoio do IPAM e da FVPP – Fundação Viver, Produzir e Preservar, “tem promovido esse reconhecimento, ajudado na elaboração do projeto aprovado junto ao Fundo Dema e também na sua execução possibilitando maior facilidade na aquisição de melhorias para o assentamento”.

A parceria entre o IPAM e a associação possibilita maior facilidade na aquisição de melhorias para o assentamento, dessa forma contribui para uma melhor qualidade de vida dos assentados. Além disso, promove a conscientização dos agricultores acerca da utilização de modo sustentável dos recursos naturais.  A próxima reunião será realizada quando a madeira estiver no local da construção.

Naiane Vargas/IPAM

 

Tags:

Nenhum comentário.

Deixe um comentário