Fortalecer as parcerias é estratégico para crescer juntos

Roça na casa familiar rural de anapuA equipe do IPAM  de Altamira realiza reuniões com 16 secretarias municipais parceiras de meio ambiente e de agricultura em municípios da Transamazônica e Xingu.

As reuniões têm sido realizadas com as secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente, para o acompanhamento das atividades – dos projetos “Recuperação de áreas alteradas para a produção de alimentos em propriedades de agricultura familiar” e “Fortalecimento das secretarias municipais de meio ambiente para o cumprimento das políticas públicas na região Transamazônica e Xingu, ambas apoiadas pelo Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX). Os projetos atendem aos municípios de Placas, Uruará, Medicilândia, Brasil Novo, Vitória do Xingu, Anapu, Pacajá e Senador José Porfírio.

O objetivo das reuniões era apresentar os projetos para a sociedade local, realizar acompanhamento das atividades e disponibilizar apoio às secretarias em ações nas quais encontram dificuldade para executar.

A parceria do IPAM com as secretarias municipais de agricultura dos municípios permitiu neste ciclo agrícola, o apoio a 175 famílias de produtores rurais na produção de grãos de forma mecanizada, onde cada família recebeu apoio no preparo das áreas, na aquisição de insumos agrícolas e assistência técnica. Na parceria com as secretarias de meio ambiente, o projeto apoia a revisão de planos diretores, a implantação do Programa Municípios Verdes, a elaboração de Cadastro Ambiental Rural (CAR), a descentralização da gestão do meio ambiente, entre outros.

reuniao em placasA última reunião ocorreu em Pacajá, no final de fevereiro e contou com a participação dos secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente e representantes da CFR – Casa Familiar Rural, associações de mulheres, EMATER, Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadores rurais, Sindicato dos Produtores Rurais conselho municipal de meio ambiente e outras secretarias do município, como da saúde e educação. O objetivo da reunião foi apresentar os dois projetos citados e as secretarias. Para a coordenadora da regional do IPAM em Altamira, Maria Lucimar Souza, “estas visitas mostraram pra nós que, apesar de diversas dificuldades enfrentadas pelas secretarias, como preço alto de insumos agrícolas, falta de fornecedores na região, falta de apoio de alguns prefeitos junto aos secretários, as secretarias tem conseguido desenvolver as atividades previstas”.

Tags: ,

Nenhum comentário.

Deixe um comentário